Follow by Email

20140204

Praxes académicas:

Estou a assistir ao programa Pós-e-Contras sobre praxes académicas.
Nunca tive grandes problemas com praxes (sempre tentei escapar delas), apesar de ter estado numa tuna universitária durante dois anos como 'caloiro' talvez pela minha pouca vertente 'académica'. Mas por lá fui respeitado e por lá criei bons amigos.
Fora desse contexto tive apenas um pequeno problema com um tal de dux em que simplesmente o mandei f...! Sim, o termo não foi o mais adequado mas o que me queria obrigar a fazer era simplesmente ridículo.

Não posso dizer ser contra praxes, tenho bons amigos e amigas que são a favor e sei que se divertiam e faziam divertir, mas não sou adepto e considero que a maior parte das práticas a que se assiste em muitas praxes serem reprováveis.

Há no entanto dois aspectos que me agradam particularmente no debate a que assisto:
Primeiro, finalmente o dux começa a ser visto como um idiota que emprega um cargo esse sim humilhante e que todos os estudantes deveriam querer evitar.
Segundo, os dirigentes das federações e demais associações académicas que vêm intervindo no programa são de facto estudantes pouco preparados, talvez sinal de terem cargos que despertem pouco entusiasmo para os alunos mais competentes.



Jorge Garcia Pereira

Sem comentários: