Follow by Email

20140213

100 dias na CM Porto:

Mais de 100 dias passaram sobre a tomada de posse do actual executivo da CM Porto presidido por Rui Moreira.
Talvez pelo Inverno, ou pelo pouco tempo que tenha sido, pouco se sinta efectivamente no terreno do trabalho feito. Encontraram-se acordos, chegaram-se a consensos e no entretanto várias individualidades da cidade voltaram a querer estar presentes na acção. Estes parecem-me ser os pontos a destacar.

No que ao meu trabalho directamente diz respeito e estando eu tão activamente envolvido na reabilitação da cidade como arquitecto e investidor, o pelouro do urbanismo tem sido até ao momento, mesmo para mim, uma incógnita.
Pouco ou nada parece ter mudado do ponto de vista de abordagem e politica urbana e do pouco que parece vir a mudar no imediato (pelo que vou sabendo), temo que se venham a criar mais entraves e problemas aos processos de reabilitação em curso fora das zonas do âmbito da Porto Vivo, precisamente aquelas onde mais estou presente.
No passado sábado ouvi o vereador (pessoa pela qual nutro grande estima), dizer que ainda não teria uma ideia de cidade. Pois tentarei dar uma ajuda para já com dois pontos que me parecem fundamentais e que o farei saber:

- Dotar a Porto Vivo de todas as condições necessárias para continuar a executar o trabalho que apenas deveria fazer e que a meu ver actualmente tem feito bem, que é o de apoiar e avaliar projectos em curso para a sua área de intervenção.
- Criar mecanismos no urbanismo na CM Porto de simplificação de processos na área da reabilitação agilizando-os com base em procedimentos legais já existentes ao invés de, como me parece querer fazer, os complicar criando mais entraves e atrasos que podem ser nefastos aos investimentos em curso e retrair outros futuros.

Apesar de esperar que não seja bem como parece sim, estou preocupado!
Mais ainda quando sei que à frente do urbanismo estão pessoas a quem na campanha expliquei bem os nossos problemas.

http://expresso.sapo.pt/rui-moreira-elogia-dupla-no-balanco-de-100-dias=f854889


Jorge Garcia Pereira

Sem comentários: